sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Síntese: Fundamentos do Ensino Inclusivo

FUNDAMENTOS DO ENSINO INCLUSIVO

Trata da exclusão nas escolas dos alunos com deficiência, na mensagem da Conferência Mundial de 1994 da Unesco, a educação é um direito humano, e que indiferente de limitações todo indivíduo tem direito a ela e cabe às escolas modificarem seu funcionamento para atender a todos. O ensino inclusivo compreende a prática da inclusão de todos em escolas, educando a todos juntos, algo de que só se tem ganhos pois, os deficientes são preparados para a vida social, os professores melhoram suas habilidades profissionais, tem a oportunidade de planejar e discutir com a sua equipe, afim de desenvolver um trabalho conjunto e promovê-se mudança nos valores sociais. Os autores apontam os componentes básicos do ensino inclusivo: componente organizacional que são as redes de apoio na escola, no distrito educacional e a parceria com a comunidade com o intuito de capacitação da comunidade escolar; aprendizagem cooperativa um componente do ensino e a criação e motivação do ambiente da sala de aula. O sucesso na inclusão depende dos processos e da organização das escolas e salas de aula, com programas de ensino adequados a inclusão, funciona com ganhos sociais e preparação para a vida. Este bom funcionamento depende de atitudes positivas com relação aos alunos inclusivos, por meio de orientação e direção dos professores e demais pessoas, em ambientes integrados essa integração auxilia o desenvolvimento de cooperação e amizades. Os alunos inclusivos adquirem habilidades acadêmicas, sociais e comunicativas por meio da interação com seus pares e professores, no entanto convém não esperar muito em relação as habilidades acadêmicas quanto ao aluno inclusivo portador de uma deficiência cognitiva importante, para tais alunos o que importa é a interação social, a preparação para a vida na comunidade. A segregação é um prejuízo aos alunos e, é preciso evitá-la, pois não proporcionam aos alunos inclusivos a interação e convivência com outras pessoas. O maior benefício da inclusão é o seu valor social de igualdade, muito falado em nossa sociedade, mas pouco aplicado, quando nossas crianças convivem com as diferenças desde cedo, aprendem a aceitá-las e entender seus limites, fato este que promove a total interação de indivíduos sociais e a promoção de paz.

Roselaine Monteiro dos Santos.



REFERÊNCIA:
STAINBACK, Susan e STAINBACK, William (org.). Inclusão: Um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed. 1999.





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