PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA
ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Ilma
Passos Alencastro Veiga possui Bacharelado e Licenciatura em
Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás,
Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação
Física de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal
de Santa Maria, doutorado e pós-doutorado em Educação pela
Universidade Estadual de Campinas. É Professora Titular Emérita e
Pesquisadora Associada Sênior da Universidade de Brasília. Tem
experiência na área de Educação, atuando principalmente nos
seguintes campos: formação de professores, didática, educação
superior, docência universitária e projeto político-pedagógico.
Orienta dissertações, teses e supervisiona atividades de
pós-doutoramento. Atualmente é membro da Comissão de Supervisão
Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de
Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da
Educação.
No primeiro capítulo de sua obra
Veiga (1995) discuti a construção dos Projetos
Políticos-Pedagógicos das Escolas, seus significados, objetivos,
organização e princípios norteadores. Segundo a autora a
construção do Projeto Político-Pedagógico envolve planejar o que
se pretende realizar, e engloba aspectos sócio-políticos e
interesses coletivos. Veiga (1995), embasada em vários autores, tais
como: Ferreira 1975; Saviani 1983; Marques 1990; Freitas 1991; Rios
1982, e outros, explícita toda a dimensão que abrange o processo de
construção do Projeto Político-Pedagógico. Em seu aspecto
político o projeto está articulado com a formação do cidadão
para uma sociedade, já no aspecto pedagógico abrange as definições
das ações educativas necessárias à sua efetivação.
Desse
modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização
do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização de toda a
escola e como organização da sala de aula, incluindo sua relação
com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de
totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto
político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico
da escola na sua globalidade. (VEIGA, 1995, p.13).
A autora destaca os
seguintes princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico:
Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
“Igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expansão
quantitativa de ofertas; requer ampliação do atendimento com
simultânea manutenção de qualidade” (VEIGA, 1995, p.14); A
qualidade formal, os instrumentos, métodos e a qualidade política,
os fins, valores e conteúdos; A gestão democrática e suas
dimensões pedagógica, administrativa e financeira. “A busca da
gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação
dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas
decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas”
(VEIGA, 1995, p.16); A liberdade associada a autonomia e a
valorização do magistério, que inclui remuneração, formação,
recursos e condições de trabalho.
Para a construção do
projeto político-pedagógico, a autora destaca alguns elementos
básicos: As finalidades da escola, a ação educativa; A estrutura
organizacional, seus recursos humanos, físicos, financeiros e as
estruturas pedagógicas; O currículo e sua organização; O
calendário escolar; O processo de decisão e a participação de
todos; As relações de trabalho pautadas na solidariedade e na
coletividade; A avaliação como reflexão de todo o processo.
Roselaine Monteiro dos Santos.
REFERÊNCIAS:
VEIGA,
Ilma Passos A. (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola:
uma construção possível.24ª.ed. Campinas: Papirus, 1995. p.11-27.
Disponível
em:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=822032837FFAA571A456895C7C5C293F.node7
Acesso em: 07 de agosto de 2011.
Excelente resenha
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