sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Resenha: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Ilma Passos Alencastro Veiga possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás, Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora Titular Emérita e Pesquisadora Associada Sênior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, didática, educação superior, docência universitária e projeto político-pedagógico. Orienta dissertações, teses e supervisiona atividades de pós-doutoramento. Atualmente é membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
No primeiro capítulo de sua obra Veiga (1995) discuti a construção dos Projetos Políticos-Pedagógicos das Escolas, seus significados, objetivos, organização e princípios norteadores. Segundo a autora a construção do Projeto Político-Pedagógico envolve planejar o que se pretende realizar, e engloba aspectos sócio-políticos e interesses coletivos. Veiga (1995), embasada em vários autores, tais como: Ferreira 1975; Saviani 1983; Marques 1990; Freitas 1991; Rios 1982, e outros, explícita toda a dimensão que abrange o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico. Em seu aspecto político o projeto está articulado com a formação do cidadão para uma sociedade, já no aspecto pedagógico abrange as definições das ações educativas necessárias à sua efetivação.

Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização de toda a escola e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade. (VEIGA, 1995, p.13).



A autora destaca os seguintes princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico: Igualdade de condições para acesso e permanência na escola. “Igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas; requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade” (VEIGA, 1995, p.14); A qualidade formal, os instrumentos, métodos e a qualidade política, os fins, valores e conteúdos; A gestão democrática e suas dimensões pedagógica, administrativa e financeira. “A busca da gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas” (VEIGA, 1995, p.16); A liberdade associada a autonomia e a valorização do magistério, que inclui remuneração, formação, recursos e condições de trabalho.
Para a construção do projeto político-pedagógico, a autora destaca alguns elementos básicos: As finalidades da escola, a ação educativa; A estrutura organizacional, seus recursos humanos, físicos, financeiros e as estruturas pedagógicas; O currículo e sua organização; O calendário escolar; O processo de decisão e a participação de todos; As relações de trabalho pautadas na solidariedade e na coletividade; A avaliação como reflexão de todo o processo.

Roselaine Monteiro dos Santos.




REFERÊNCIAS:
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível.24ª.ed. Campinas: Papirus, 1995. p.11-27.

 











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