sábado, 29 de dezembro de 2012

Artigo de Revisão Bibliográfica



ARTIGO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA HISTORICIDADE E UTILIZAÇÃO DAS TICs NA EDUCAÇÃO.

INTRODUÇÃO
Segundo os escritos de Jarbas Novelino Barato, os especialistas entendem a Tecnologia Educacional como a aplicação das Ciências Modernas do conhecimento. Os profissionais da educação a concebem como uma arte de uso dos recursos mecânicos e eletrônicos, a disciplina foi entendida em certo contexto histórico como um treinamento, uma abordagem sistemática de instrução.
Comenius em 1600 propôs o uso de meios audiovisuais, ressaltando a importância do recurso de ilustrações na aprendizagem, Comenius escreveu o primeiro livro didático ilustrado em 1650 - Orbis Sensualium Pictu.
O uso das imagens difundiu-se a partir dos grandes inventos do século XIX, são eles: a fotografia (primeira fotografia reconhecida oficialmente - 1826); telefone (1876); rádio (1863-1887-1896), telégrafo (1838), papel fotográfico e imprensa rotativa. Em 1905 foram criados nos Estados Unidos os primeiros museus pedagógicos, que funcionavam como centros de recursos visuais, com mapas, ilustrações, filmes. A expansão dos recursos audiovisuais ocorreu durante a II Guerra Mundial, consequência do seu uso como treinamento da mão-de-obra feminina na indústria bélica.
Nos anos 1950 pós II Guerra o meio audiovisual que encantou o mundo e os educadores foi à televisão, o Governo americano investiu maciçamente na televisão educativa, aulas filmadas. Na atualidade o audiovisual em evidência é o computador, o seu uso na educação teve início nos anos 1960, somente as grandes universidades americanas podiam usar o novo meio, foi a partir dos anos 1970 que a informática educativa torna-se acessível, por meio dos computadores pessoais. Na contemporaneidade a novidade em educação é a integração de todos os meios em rede (internet) na comunicação interativa.
Segundo Cysneiros (1999), a história das TICs no Brasil aplicada à educação perpassou pelo período da educação no rádio e televisão, nos anos 1980 teve início às primeiras políticas públicas em informática na educação. O primeiro projeto priorizou a pesquisa com cinco universidades públicas participando do Projeto EDUCOM – que se originou do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília em 1981, e teve por princípio o investimento em pesquisas educacionais, que contribuiu na formação de recursos humanos, o projeto EDUCOM foi base para a estruturação do projeto PRONINFE – Programa Nacional de Informática na Educação, com a finalidade de desenvolver a informática educativa por meio de atividades e projetos baseados em uma sólida fundamentação teórica. O Projeto FORMAR, destinado à formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação. Atualmente convivemos com uma Política Federal de computadores em escolas públicas e formação de professores pelo PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional criado pela portaria nº 522/MEC – 1997, com o objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações na rede pública de ensino fundamental e médio, seus objetivos principais são melhorar a qualidade no processo ensino-aprendizagem e proporcionar uma educação voltada ao desenvolvimento científico e tecnológico.
OBJETIVOS:
Analisar artigos que abordem o uso da TICs na escola;
Descrever o contexto histórico do uso das TICs na educação;
Compreender a abrangência das TICs no cotidiano;
Analisar criticamente os aspectos sociais, econômicos e mercadológicos que abrangem o alcance das TICs neste contexto social;
Perceber as TICs como recurso didático pedagógico, a influência e alcance dos meios de comunicação de massa, em especial a televisão;
Entender os desafios da utilização das tecnologias na educação brasileira;
Utilizar a internet como ferramenta auxiliar nos estudos de EaD;
Compreender e utilizar o computador no processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
O presente Artigo de Revisão Bibliográfica teve como base pesquisas utilizando a internet e o navegador GOOGLE, com a pesquisa da frase “história das tecnologias educacional”, sendo selecionado um artigo “História da Tecnologia Educacional: os meios Audiovisuais” Jarbas Novelino Barato do site “Boteco Escola – Ensaio sobre o uso de blogs em educação”. A pesquisa acerca das ações e políticas públicas do Governo Federal da introdução e utilização das TICs nas escolas públicas brasileiras. São eles: Projetos EDUCOM, PRONINFE, FORMAR e PROINFO, com as perguntas diretamente no GOOGLE “O que é o projeto EDUCOM”? “O que é o projeto PROINFO”? O artigo teve como referência bibliográfica os artigos disponibilizados pelo professor da Disciplina Educação, Novas Tecnologias e Mídias profº. Esp. Paulo Cesar Rodrigues no moodle do Núcleo de Educação à Distância da Faculdade Araguaia.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foram utilizados os seguintes artigos:
História da Tecnologia Educacional: os meios audiovisuais – Jarbas Novelino Barato;
O Uso do Computador na Escola: Diálogos entre a Tecnologia Educacional e a Cultura Escolar – Claúdia Natália Saes;
Novas Tecnologias na sala de aula – Miguel Adilson de Oliveira Júnior e Ária Lobo da Silva;
Web Quest – um uso inteligente da internet na escola – Simão Pedro P. Marinho;
Novas Tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora? – Paulo Gileno Cysneiros;
As mídias na educação – José Manuel Moran.
Uso da Televisão e do Vídeo como Tecnologias Educacionais na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima – Maria Klirkle de Morais Silva.
As ferramentas abordadas pelo presente artigo são:
Televisão – Para Moran a televisão é a forma de ver o mundo predominante no Brasil, uma mídia que encanta as crianças e propaga uma ideologia. Silva considera que a televisão possui importância na socialização das crianças, cabe à escola compreender como as informações televisivas são apropriadas pelas crianças, a influência na formação identitária do sujeito
Computador – Para Soares o acesso às TICs não se resume à aquisição e instalação de computadores nas escolas, mas pela mediação professor e meio no desenvolvimento das habilidades e saberes docentes para o acesso, interação e trabalho com as TICs no cotidiano escolar. Cysneiros afirma que os cursos intensivos destinados aos professores e os computadores nas escolas não significa melhoria no ensino. Na visão de Marinho a escola compreende a integração do computador no cotidiano de professores e alunos como um desafio.
Internet – Marinho considera o uso da internet nas escolas brasileiras reduzido, e um dos grandes desafios é possuir professores capacitados e estimulados para a utilização dos recursos, a mediação do ensino aprendizagem com a utilização dos recursos e o questionamento crítico reflexivo dos recursos e das informações contidas nos mesmos.
CONCLUSÃO
A escola compreendida como uma instituição inserida em uma determinada sociedade e, em certo contexto histórico tem transferida à sua responsabilidade a formação do sujeito histórico-social, de acordo com as mudanças, transformações e previsões futuras da manutenção da sociedade em que vive.
Os avanços tecnológicos e informacionais são uma realidade presente no cotidiano de todos, estão inseridos em várias áreas do conhecimento e são responsáveis pelo surgimento de muitas destas áreas. O seu uso como recurso educacional tem sido incentivado, programado, disponibilizado, porém encontra uma grave deficiência quanto a sua efetivação.
Em sua maioria defrontam com entraves burocráticos, econômicos, culturais e pessoais. No primeiro aspecto a burocracia que prolonga a aquisição dos aparelhos para as escolas, e devido à extrema aceleração no surgimento de novos aparelhos, os já adquiridos ao chegarem a seu destino estão ultrapassados e desinteressantes. No segundo aspecto os entraves econômicos que perpassam pelas verbas destinadas à educação, sua aplicação e a realidade econômica da região ou comunidade que irá receber tais aparelhos, onde uma inclusão digital pode tornar-se um caso de polícia. Os aspectos culturais relativos à implementação do novo, sem descaracterizar e desvalorizar a cultura da comunidade. Os aspectos pessoais referentes ao medo, receio dos profissionais da educação de serem substituídos por máquinas e programas que garantem armazenar e transmitir informações em tempo menor e qualidade maior do que o homem, no entanto a educação é um processo amplo, que depende da interação, do diálogo e da relação entre as pessoas, não será substituída por máquinas, porém pode ser complementada, facilitada e qualificada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Roselaine Monteiro dos Santos.



REFERÊNCIAS:
BARATO, Jarbas Novelino. História da Tecnologia Educacional: os meios audiovisuais. Disponível em: http://jarbas.wordpress.com/2010/01/15/historia-da-tecnologia-educacional/
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas Tecnologias na sala de aula: Melhoria do ensino ou inovação conservadora? 1999.
Disponível em: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/mediateca/1607/articles-106213_archivo.pdf
MARINHO, Simão Pedro P. Web Quest – um uso inteligente da internet na escola. 2001. Disponível em:
http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/publica/sppm/webquest.pdf
MORAN, José Manuel.  As mídias na educação. 2007.
Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/midias_educ.htm
OLIVEIRA JÚNIOR, Miguel Adilson de; SILVA, Ária Lobo da. Novas Tecnologias na sala de aula. 2010. Disponível em: http://www.faculdadearaguaia.edu.br/ead/mod/resource/view.php?id=4443
SAES, Claúdia Natália. O Uso do Computador na Escola: Diálogos entre a Tecnologia Educacional e a Cultura Escolar. Disponível em:
http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/posteres/GT16-3130--Int.pdf
SILVA, Maria Klirkle de Morais. Uso da Televisão e do Vídeo como Tecnologias Educacionais na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima. Disponível em: http://www.faculdadearaguaia.edu.br/ead/mod/resource/view.php?id=4443
Informações adicionais em:                                    
http://paginas.ucpel.tche.br/~lla/projetos.htm
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12840:o-que-e-o-proinfo-&catid=349&Itemid=230
http://pu1whz.com/telegrafo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
 





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